Uma alternativa para evitar o Sol frontal na fotografia é naturalmente colocar o sol a partir de uma lateral . Nota-se neste caso que o tronco fica muito melhor definido. No entanto a mancha de luz na relva é pronunciada. Eventualmente um crop poderá evitar esta situação, mas eu queria incluir na fotografia a árvore ao fundo o que não aconteceria se fizesse o crop da fotografia no Photoshop. Em todo o caso optei por manter esta foto porque mostra exactamente como foi feita.
A primeira tentativa para iluminar a árvore foi com o SB600 em cheio montado no topo da câmara. Efectivamente a as texturas da casca da árvore começam a ser visíveis mas nota-se o círculo de luz do flash na relva. O problema é que o cone de luz do flash na posição mais aberta corresponde a 24mm e a lente que tinha mondado era a Sigma 10-20mm.
Árvores...
Fotografar contra o sol tem os seus problemas. Se por um lado se pode tentar esconder o sol para evitar o flare, por outro pode-se aproveitar para delinear contornos. Aqui foram as oliveiras. Coloquei o sol detrás das árvores. O problema é que para definir a textura da casca só utilizando um flash...
Sardinheiras
Comprei recentemente uma Micro-Nikkor 105 f4 da Nikon que para além de ser muito útil em macro é também muito prática para andar no dia a dia. A definição desta lente é superior a quase todas as outras que tenho fazendo juz à noção de que as primes deviam ser as únicas lentes de quem quer fotografar a sério. A macro destas flores foi efectuada mal pude experimentar a lente na nikon D80. Ainda não tive tempo para fazer muita fotografia Macro, mas para já posso dizer que estou rendido.
Subscribe to:
Posts (Atom)